
A SEDE















casa de criação
No ano de 2015, durante o processo de criação de Persona - face Um, a querida Gislaine Pozzetti, professora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, ofereceu ao Ateliê 23, confiando no trabalho já desenvolvido pela cia, uma proposta para habitar uma casa abandonada no centro da cidade de Manaus. Dessa forma foi conquistada a sede que, com muito esforço, foi completamente reformada e transformada em um espaço de encenação.
O processo de construção da obra Persona - Face Um aconteceu, então, ocupando essa casa, acontecendo simultaneamente em 3 lugares dela. A inauguração do espaço aconteceu junto com a estreia do espetáculo, logo, obra e espaço foram construídos juntos. Foi um processo árduo porém significativo para os artistas e para a cidade, e assim ano após ano o lugar foi se modificando em favor das obras do coletivo, como em "Sobre a adorável sensação de sermos inúteis" (2018) onde as paredes foram quebradas e os escombros transformados no cenário da obra.
RESISTÊNCIA
O espaço se manteve ativo com temporadas contínuas de fevereiro a dezembro até 2020, onde pela primeira vez teve suas portas fechadas por conta da pandemia. Como muitos devem imaginar a violência nesse período aumentou muito e o espaço também foi vitima dessa onda, onde foi invadido e depredado. Graças ao apoio do público, através de uma campanha de apoio coletivo, o espaço reabriu suas portas no mesmo ano recebendo diversos artistas e com uma programação intensa.
Reabertura
Em 2021, com o avanço da vacinação, o Ateliê 23, enfim, abriu as portas oficialmente com suas temporadas, oficinas e conexões com a Universidade do Estado do Amazonas, servindo de apoio para projetos de extensão, mostras e disciplinas do curso de Teatro.
hoje
O espaço multiuso, além de funcionar como sede de ensaios e gestão da própria companhia, recebe diversos artistas, que eventualmente ensaiam e apresentam no local. Embora a companhia não apresente mais seus espetáculos teatrais na própria sede por uma questão de logística, ele se mantém ativo com programações mensais em outras linguagens artísticas.
localização
A sede fica localizada na Rua Tapajós, 166 - Centro, Manaus, Amazonas.